Unidos de Vila Isabel promove 2ª edição de feira literária em novembro

 

Foto: Divulgação/Vila Isabel.

A Unidos de Vila Isabel, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá no dia 8 de novembro, a 2ª edição da Flivila (Festa Literária da Unidos de Vila Isabel). O evento gratuito contará com oficinas, mesas de debate, contação de histórias, palestras, apresentações musicais e lançamento de livros na quadra da agremiação.

A iniciativa visa legitimar a literatura como caminho de transformação social, considerando-a como peça essencial para o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da multiplicidade de interpretações do mundo. “Todas as atividades foram cuidadosamente selecionadas e são pedagogicamente intencionais. A Flivila é um evento multidisciplinar incrível, no qual conseguimos unir a diversão e a conscientização, assim como fazemos no Carnaval”, destaca Tathiane Queiroz, diretora cultural da Herdeiros da Vila (escola mirim da Vila Isabel).

A programação prevê, entre outras atividades, palestra do Museu do Folclore, com o historiador Vinícius Natal, pesquisador do enredo da Vila Isabel; apresentação da Herdeiros da Vila; brincadeiras infantis indígenas e africanas; e oficina de Cordel & Samba e de combate à violência doméstica. E como no bairro de Noel tudo sempre acaba em samba, o encerramento da feira literária está nas mãos do Grupo Samba Docente.

As desfilantes da Vila Isabel Luanda Machado (pedagoga e professora da rede municipal de educação) e Carolina Perez (pedagoga) dividem a curadoria do evento com a diretora cultural Tathiane Queiroz.

A primeira edição da Flivila, realizada em 2023, reuniu quase duas mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de ensino e da comunidade em geral. Para a segunda edição, a expectativa é repetir o sucesso: “Nós já somos um celeiro de bambas, quem sabe um dia seremos um celeiro de escritores”, afirmou Tathiane.

 

Serviço.

 

Flivila.

Data: 08/11.

Hora: 10h.

Endereço: Quadra da Vila Isabel – Blvd 28 de Setembro, 382, Vila Isabel.

Entrada franca.

 

Por: Redação.

Fonte: Caroline Rocha.