Livro com acessibilidade para o público neurodivergente infantojuvenil chega às livrarias

 

Foto: Joselia Frasão.

Ovelhante e sua história interessante conta em versos o caminho de uma criança à fase adulta e a descoberta do autismo.

 

A autora lançará o livro no 3º Congresso Internacional Sobre Transtorno do Espectro Autista no dia 24 de julho, na UFF (Niterói), participando de uma mesa de debate, onde falará sobre Artes Cênicas no desenvolvimento da expressividade do TEA.

 

Era uma vez uma menina que cresceu e virou atriz, palhaça, escritora, palestrante e consultora de acessibilidade. E escolheu escrever um livro totalmente acessível e inclusivo, contando sua história. Este é o livro Ovelhante e sua história interessante, de Cris Muñoz, com ilustrações e diagramação de Joselia Frasão, voltado, em especial, para o público infantojuvenil. O trabalho aborda temas importantes como a diversidade e o bullying. Através da sua própria história e ressignificando um dos apelidos desumanizantes que mais marcaram sua vida escolar na infância, a autora reflete sobre a diversidade humana e percorre com versos o caminho que a levou até a descoberta tardia de que é uma pessoa autista - e mãe de autista.

Justamente por abordar o tema, o livro foi concebido para ser acessível, portanto, conta com pictogramas de CAA (Comunicação Alternativa e Aumentativa) para que pessoas com necessidades complexas de comunicação possam ter suporte para sua leitura. Ovelhante pode ser encomendado com texto em Braille no site do Editorial Casa e você ainda pode solicitar um QRCode com a audiodescrição de todas as ilustrações.

“Falar sobre neurodiversidade, sob o olhar de uma pessoa autista e promover a acessibilidade da leitura através de pictogramas, Braille e audiodescrição é uma ação concreta no sentido de construir uma sociedade para todas, todos e todes”, relata a autora.

Cris Muñoz é atriz, palhaça, escritora, palestrante e consultora de acessibilidade. Faz seu pós-doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO, com pesquisa sobre cuidados artísticos para pessoas neurodivergentes em situação de vulnerabilidade. Tem formação em Direitos Humanos com ênfase em direitos culturais das pessoas com deficiência e pós-graduação em Educação. É integrante de Palhaços Sem Fronteiras-Brasil, representante brasileira da IIAN (International Inclusive Arts Network) e professora do IIP (Instituto Internacional de Psicanálise). Cris Muñoz é uma mulher com tripla excepcionalidade: autista de nível 1 de suporte, TDAH e altas habilidades/superdotação; é mãe de uma adolescente também autista, de nível 2 de suporte e não oralizada.

 

Ovelhante e sua história interessante.

(Editorial Casa).

Livro de Cris Muñoz.

https://linktr.ee/criscasaneurodiversa

 

Serviço.

 

Lançamento do livro: Ovelhante e sua história interessante.

Dia 24 de julho: no 3º Congresso Internacional Sobre Transtorno do Espectro Autista.

Local: UFF - Campus Gragoatá - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201 (Corredor Cultural).

Horário: 16h15.

 

Por: Redação.

Fonte: Alexandre Aquino.