Stephen Marley lança álbum em homenagem a Nina Simone com participações especiais de Mick Jagger, Bruno Mars, Joss Stone e Skrillex

 


O cantor Stephen Marley, vencedor de 8 Grammys e filho do Rei do Reggae, Bob Marley, lançou seu novo EP: “Celebrating Nina: A Reggae Tribute to Nina Simone”, disponível em todas as plataformas. O álbum é coproduzido por Paul Fakhourie e mixado e masterizado pelo lendário Errol Brown, o homem por trás da sonoridade de vários dos álbuns de Bob. Na produção executiva, Stephen ainda contou com seu irmão Damian Marley, autor de diversos hits e parcerias com artistas como Bruno Mars, Mick Jagger, Joss Stone, Nas e Skrillex.

O EP de sete faixas, como o próprio nome sugere, homenageia Nina Simone, considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos. Nina se destacou não apenas como cantora, compositora e arranjadora. Fora da música ela ficou conhecida pelo seu papel essencial como ativista em busca dos direitos civis dos negros e contra o sistema altamente racista nas décadas de 60 e 70, nos Estados Unidos. Stephen, fã declarado da obra de Nina trouxe ao álbum grandes nomes da música, sendo todas as interpretações de mulheres. Dentre elas, estão Joss Stone, Maya Azucena, Melanie Fiona, Terri Walker, Etana e a irmã do próprio Stephen, Cedella Marley, que já foi parte do The Melody Makers junto com ele e Ziggy Marley.

“Este projeto trata da preservação do legado de Nina Simone, passando-o para gerações mais jovens, incluindo meus filhos, porque você não costuma encontrar música tão substancial. Quando iniciamos este projeto, contactamos a filha da Nina (Lisa Simone Kelly) e a Fundação Nina Simone para estabelecer uma conexão; queremos doar uma parte dos rendimentos para as coisas que ela mais se dedicava”, relatou Stephen.

Marley ainda completa, “O álbum é ainda uma celebração às mulheres. As nossas rainhas merecem o reconhecimento como mães da criação. Essas mulheres e suas vozes fazem uma homenagem sólida ao trabalho de Nina através do Reggae”. Dentre os clássicos presentes no álbum, estão: “Four Women” (na voz de Queen Ifrica), “Mr. Bojangles” (interpretado por Maya Azucena) e “Young, Gifted and Black” (na voz de Etana). O álbum já conta com dois videoclipes lançados, sendo as faixas escolhidas "Young Gifted and Black" e "Four Women".

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Gabriela Gimenes.

Foto: Divulgação.