5 dicas importantes para artistas e músicos garantirem seus direitos

 

Com 14 anos de carreira musical, o duo MaiPê revela as melhores práticas para artistas e músicos viabilizarem e cuidarem dos seus projetos, no Brasil.


 

Quando o público assiste a uma apresentação de um artista, não imagina todo o processo necessário até que aquele show aconteça. Além de se preocupar com as canções, a produção e em como proporcionar a melhor experiência para a plateia, um artista também é uma empresa e, por isso, regularizar o seu trabalho é muito importante para ter os seus direitos garantidos. É assim que o duo Maipê, formado por João Domeni, na voz, e Bruno Dias, violão e guitarra, que também acumula a carreira de advogado, tem atuado na estrada.

Trabalhando, atualmente, a canção autoral “Meu Bem”, que traz a brasilidade musical para a música romântica, o duo MaiPê, preocupa-se para que todos os seus lançamentos estejam conforme as leis brasileiras. “Temos profundo respeito e carinho pelo nosso trabalho construído em anos, também admiramos muitos músicos brasileiros. Seguir as regras do direito autoral é uma forma de nos fortalecermos e nos profissionalizarmos cada vez mais, além de ser uma fonte de renda alternativa”, reforça Bruno Dias.

 

Confira 5 dicas essenciais para construir uma carreira sólida e garantir seus direitos como músico, artista e compositor:

 

1 - Registre a sua marca: O nome de um artista ou uma banda é a sua identidade e exige um trabalho de anos para ser reconhecida pelo público. Por isso, sempre registre o nome artístico ou o da banda para evitar o risco de perdê-lo, deixando para trás todo o trabalho de imagem e comunicação construído. A banda Jota Quest, por exemplo, iniciou sua carreira como “J. Quest”, inspirado no desenho Jonny Quest, mas, por orientação da gravadora, mudaram o nome para “Jota Quest”, evitando processos judiciais com a produtora do desenho.

2 - Proteja as suas obras e fonogramas: O direito de autor não precisa, necessariamente, de um registro formal, basta comprovar ter sido o criador original. Enviar um e-mail, publicar no YouTube, ainda que em modo privado, ou qualquer outro meio de  publicação em que seja possível constatar a data da criação é o suficiente para estar protegido, do ponto de vista de direito de autor. A música “Ai se eu te pego”, interpretada por Michel Teló, teve uma longa discussão judicial envolvendo um processo de milhões de reais concedendo às autoras seus direitos por terem comprovado a criação original.

3 - Gere seu próprio ISRC: O ISRC (International Standard Recording Code) é um padrão internacional de código para identificar a música, funciona como se fosse o RG do fonograma. Diversas distribuidoras ou agregadoras, quando geram o ISRC para inserir a música em uma plataforma digital, podem não distribuir todos os direitos dentro de um fonograma, retirando assim a monetização correta daquela música. Ao gerar o seu próprio ISRC dentro de uma das principais associações, como UBC e Abramus, é possível incluir, corretamente, todos os músicos participantes, intérpretes e o real produtor fonográfico.

4 - Formalize tudo através de contratos: Fechou um show novo? Escreveu uma música nova com um parceiro? Terá um novo empresário? Gravará uma publicidade para uma marca? Conseguiu um investidor? Assine um contrato. Esta é a forma mais segura de se proteger contra imprevistos e conflitos futuros. Não se esqueça: as pessoas mudam e as suas opiniões também. O contrato formaliza os direitos e deveres de cada pessoa envolvida naquele projeto, no momento em que a decisão foi tomada.

5 - Não pense na sua carreira como um músico, mas sim como um empreendedor: O músico é quem cria, grava e reproduz uma música. O empreendedor da música precisa planejar a sua carreira estrategicamente, pensando na sua música como um produto de uma empresa, que é a sua carreira. Parece simples, mas não é: é necessário definir o público-alvo, os produtos/músicas que vai trabalhar, estudar melhor o momento para lançar, criar estratégias de marketing e comunicação, acompanhar as novidades do mercado para criar as tendências. Os cuidados também devem ser com a carreira, encontre os melhores parceiros comerciais, prestadores de serviços, busque investimentos, trabalhe como uma empresa. É essencial que o empreendedor da música entenda os processos, do início ao fim. Lembre-se, que o quanto o artista entende de todo o negócio diz muito sobre o posicionamento dele no mercado.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Lieda Gomes.

Foto: Divulgação.