O fotógrafo Carlos Formiga abre a exposição "Abstracionismo Gráfico", com curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira

 

Fotos abstratas marcadas por grafismo abrem a temporada 2022 no Centro Cultural Correios RJ.

 Tela de Bere (artista plástico).

As exposições 'Identidade Coletiva II', do artista plástico Bere - Bernardo de Paula Magalhães Bastos, e 'Abstracionismo Gráfico', do fotógrafo Carlos Formiga, abrem, simultaneamente, no dia 20 de janeiro de 2022, no Centro Cultural Correios RJ, sob a curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/ iluminação a cargo de Alê Teixeira e realização da EntreArte Consultoria.

As mostras são individuais, mas conversam entre si, já que Formiga procura o detalhe em um todo, em fotos abstratas marcadas por grafismo, e Bere, que começou a pintar em meados do ano 2000, cria personagens que passeiam pelo todo, pela vida e relações pessoais, baseados na globalização provocada pela nova realidade e avanços tecnológicos.

Os personagens de Bere, nascido em 1978, possuem nomes e características de personalidades que são expressos através dos traços, cores e detalhes de cada obra. Suas pinturas são como filhos: nasceram de Bere, têm nome e fazem parte da história e da passagem do artista por este mundo. Assim, depois de criados, são apresentados à sociedade e com ela interagem. É impossível ver uma obra de Bere sem uma reação. O espectador sente o poder dos fortes traços e a delicadeza das obras expostas, criando, imediatamente, uma conexão. Desta forma, as figuras passam a retratar uma mistura de sentimentos e máscaras usadas em nossa natureza humana.

Foto de Bere (artista plástico).

Bere utiliza acrílico sobre tela, spray e Caneta Posca.  Em 'Identidade Coletiva II', além das telas, serão expostas reproduções seriadas das mesmas, impressas em Fine Art a jato de tinta mineral sobre canvas Hahnemühle.

           A exposição  'Abstracionismo Gráfico', do fotógrafo Carlos Formiga, abre no dia 20 de janeiro de 2022, no Centro Cultural Correios RJ, sob a curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/ iluminação a cargo de Alê Teixeira, e realização da EntreArte Consultoria, com fotos abstratas marcadas por grafismo, onde Formiga procura o detalhe em um todo, utilizando, com propriedade, o elemento da linguagem visual. 

          Capta as imagens sem um planejamento, em busca do inusitado - um aspecto que lhe chame a atenção. E é esse detalhe que ele fotografa. Em 'Abstracionismo Gráfico',  são apresentadas fotos abstratas na sua maioria contemporâneas,  que refletem a técnica e a sensibilidade que são marcas de seu trabalho.

 

Fotografia (obras) Carlos Formiga (fotógrafo).

Serviço.

 

Exposição: "Identidade Coletiva II".

Artista: Bere - @bere.arte

Exposição: "Abstracionismo Gráfico".

Artista: Carlos Formiga - @carloscformiga

Local: Centro Cultural Correios – RJ.

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro – RJ.

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h.

Abertura: 20 de janeiro de 2022.

Visitação: 21 de janeiro a 19 de março de 2022.

Censura livre.

Gratuito.

Acessibilidade.

Uso de máscara e comprovante de vacinação são obrigatórios, conforme determinação dos órgãos competentes.

Apoio: Centro Cultural Correios RJ/ Ministério das Comunicações.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Paula Ramagem.

Fotos: Divulgação.