PetroRio é a nova patrocinadora do Teatro Casagrande

 

Sensível à crise que acomete a Cultura, maior produtora independente de petróleo do Brasil sela contrato com uma das mais importantes e tradicionais casas de espetáculo do Rio de Janeiro.


 

Histórico palco do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do Brasil, o Teatro Casagrande acaba de ganhar uma nova parceira em sua jornada de resistência: a PetroRio. Maior produtora independente de petróleo do país, a companhia irá patrocinar o espaço nos próximos doze meses, reafirmando a sua política de preservação de memória e fomento à cultura brasileira. O contrato para o projeto, batizado “Manutenção”, prevê o aporte de R$ 1,5 milhão e será executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

- A PetroRio anseia em apoiar de forma incondicional a cultura brasileira. Cremos nas manifestações artísticas e nos espaços destinados às artes como vetores de desenvolvimento humano e social. O Rio é uma referência internacional na música, no cinema, no teatro, na teledramaturgia e também na literatura e nas artes plásticas. Estamos atentos às demandas do setor, sobretudo neste momento de retomada. É hora de concentrarmos esforços a fim de resgatar o protagonismo da cidade no setor, aqui no Brasil e no mundo, destaca a direção da PetroRio.

Essa é a segunda vez que a empresa firma parceria com um teatro no Rio. Em dezembro de 2018, o Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, cedeu o naming rights ao grupo e passou a se chamar Teatro PetroRio das Artes. A inauguração foi comandada por Fernanda Montenegro com a apresentação do monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”. Com curadoria de programação de Tatiana Trinxet, a PetroRio investiu R$ 2 milhões no espaço ao longo de dois anos. Para o Casagrande, a companhia permanecerá se pautando pela filosofia de facilitação e democratização do acesso à cultura, com um repertório variado de atrações que passa por shows, espetáculos teatrais e palestras, além de projetos voltados para o público infantojuvenil.

- Estamos elaborando as pautas conjuntamente com a direção do teatro. Mas há consenso de que a pluralidade continue dando o tom da programação da casa, diz Tatiana.

No momento em que o mercado denota retração nos investimentos em cultura, a PetroRio caminha justamente na direção oposta, assinalando o seu comprometimento com a arte e a sua preocupação com a cadeia produtiva do setor. Particularmente, apresenta-se sensível à crise neste 2021, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. A Cultura está inserida em 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU. Trata-se, portanto, de um tema de extrema relevância para se refletir e debater neste longo período de pandemia.

- É imprescindível compreendermos que o capital simbólico da cultura e o capital intelectual podem ser valorados. Arte e economia, embora sugiram dissonância, andam juntas. Arte gera empregos e movimenta a economia de cidades, de estados e de um país. Como o esporte, que também apoiamos, é um importante instrumento de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. É isso o que nos move e interessa”, ressalta a companhia.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Sheila Gomes.

Foto: Divulgação.