Projeto Escolas Criativas lança novos cursos, materiais didáticos e realiza mostra de cinema para alunos de escolas da rede pública de Niterói

 


Durante os meses de agosto e setembro, como parte do Projeto Escolas Criativas que cria Centros de Ensino Avançado em escolas municipais de Niterói/RJ e Jericoacoara/CE, vão acontecer cursos de Fotografia e Audiovisual (de 16/08 a 03/09), além de uma Mostra de Cinema (09/08 a 10/09), para alunos de 20 escolas da rede pública de Niterói que participam do projeto.

A Mostra vai exibir curtas com temas como meio ambiente, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis e redução das desigualdades, entre outros. Logo após as exibições, vão acontecer debates com os alunos para estimular a reflexão e o pensamento crítico.



Desde 2018, o Projeto Escolas Criativas promove um conjunto de ações e processos pedagógicos em três frentes principais de atuação: inovação na educação, sustentabilidade e acesso cultural. O projeto ocorre em algumas escolas na cidade de Niterói e Jijoca, de Jericoacoara e tem planos de expansão. Está em estudo a implantação, em escolas públicas do estado do Rio e de outras cidades do país.

Este ano, por exemplo, foi inaugurado o e-Lab - Laboratório de Mídias Educacionais de Niterói, com objetivo de ser um espaço de pesquisa de mídias digitais para os professores e também de elaboração de materiais didáticos, como os cadernos pedagógicos que serão distribuídos para os alunos, além de diversos cursos de atualização ligados a mídias e audiovisual.



Com as mudanças ocorridas no contexto de uma pandemia mundial, as Escolas Criativas se propõem a refletir o processo de retomada da educação e analisar suas metodologias mais adequadas. O distanciamento social e as medidas de proteção, impostas pela pandemia do Covid-19, aceleraram o processo de digitalização da educação e evidenciaram ainda mais a importância de pensar uma educação mais conectada com os meios digitais e mais integrada com os desafios do século XXI.

O projeto é uma realização da Enel Brasil, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através de suas leis de incentivo à cultura, o projeto conta ainda com a realização da Quitanda Soluções Criativas com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. A iniciativa é uma correalização da Prefeitura Municipal de Niterói, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.



 

Saiba mais em: www.escolascriativas.com

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Cristiana Lobo & Leonardo Vaz.

Fotos: AF Rodrigues.