‘Asa da Palavra’: alento que reúne poesia e música em tempos difíceis

 

Com poesia de Sandra Bonadeus e música de Marcos Nimrichter, o filme é exercício de interação entre as duas linguagens em torno de temas destaque durante a pandemia.

 

A palavra como reforço da esperança em tempos tão sombrios, aquela que leva amor mexendo nas memórias e segue fundo em suas raízes para afastar o medo e renunciar o mal e, por fim, transforma o olhar ao seu redor e para dentro de si. São oito as palavras que a atriz Sandra Bonadeus usou como inspiração para criar “Asa da Palavra”, com poemas que refletem sentimentos e sensações potencializados na pandemia. O lançamento é no dia 21 de agosto (sábado), às 21h, em seu canal www.youtube.com/sbonadeus. Depois, ganha prensagem em DVD para distribuição em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.



Olhar, Raiz, Memória, Amor, Medo, Liberdade, Esperançar e Renunciação, são as palavras-chave de “Asa da Palavra”, que reúne poesia e música em formato audiovisual. O pianista Marcos Nimrichter foi convidado por Sandra a criar as músicas do filme. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural, com recursos da Lei Aldir Blanc.

“Sou uma pessoa que ama palavras. Durante a pandemia, fiz uma série semanal de vídeos caseiros intitulada ‘Poemas de Quinta’, interpretando alguns clássicos. Foi uma forma de me conectar ainda mais com a poesia. Ali tive a ideia de fazer algo que abordasse mais a reclusão e o mundo em transformação. Quando surgiu o edital da Lei Aldir Blanc, foi um estímulo para desenvolver a proposta e criar esse trabalho”, conta Sandra Bonadeus.

Ela diz que sempre encarou a escrita poética como exercício e que é muito bom poder mostrar sua produção agora em um projeto como o “Asa da Palavra”. “Me debrucei sobre a ideia de designar palavras que tivessem a ver com esse momento, mas não só ligadas a ele, ressaltando a parte rítmica para relacioná-las com a música”, explica.

Projeto de poesia e música idealizado por Sandra Bonadeus e com participação de Marcos Nimrichter - Lançamento: 21 de agosto (sábado), às 21h, no canal www.youtube.com/sbonadeus. Outras sessões nos dias 25, 27 e 29, às 19h. Sessões com intérprete de Libras sempre às 21h, com exceção do dia 29, que terá bate-papo com Sandra e Marcos no instagram @sanbonadeus.



 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Mônica Loureiro.

Fotos: Divulgação.