'Arte Contemporânea Feminina' reúne 5 mostras individuais de 5 mulheres em 5 salas ao mesmo tempo

 

Projeto inédito da Tartaglia Arte apresenta trabalhos de 5 artistas plásticas no Centro Cultural Correios Rio.

 

A exposição 'Arte Contemporânea Feminina' é um projeto inédito, que apresenta 5 mostras individuais simultâneas, de 5 artistas mulheres, em 5 salas do Centro Cultural Correios (Centro, RJ), todas  com a curadoria da Tartaglia Arte de Roma, Itália, de Regina Nobrez e Riccardo Tartaglia.



Trata-se de uma mostra que destaca o papel da mulher artista, em suas diferentes poéticas, linguagens e faturas. Até pouco tempo atrás, as mulheres, quando se destacavam nas artes, atuavam em segundo plano, exercendo a atividade como modelos. Certamente, tivemos – e temos - grandes artistas mulheres, que, rompendo com as barreiras do preconceito e da misoginia, conseguiram levar seu acervo ao mundo - Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Lygia Clark, Ligia Pape, Adriana Varejão e Rosalina Paulino, entre outras.

Antes, retratadas nas pinturas de artistas, predominantemente, masculinos, hoje as mulheres estão à frente da produção artística, com mais autonomia e liberdade, ocupando cada vez mais espaço, expressando todas as suas múltiplas potencialidades e permitindo que suas emoções fluam de maneira profunda.

A mostra 'Arte Contemporânea Feminina’ traz, portanto, olhares múltiplos sobre o fazer artístico. As artistas Beatriz Basso, Ilca Barcellos, Mary Dutra, Flavia Fernandes e Isabella Pedreschi estarão, a partir do dia 31 de março até 16 de maio de 2021, estabelecendo um diálogo polifônico entre as salas do Centro Cultural Correios (CCC-RJ) e interagindo por meio de suas obras, instalações, sons, vozes e personalidades.



 

Serviço:

 

Título da exposição: ARTE CONTEMPORÂNEA FEMININA.

Artistas - Mostras individuais:

 

. BEATRIZ BASSO - "Cor, Gesto, Emoção ... a Trajetória" - (Sala C - 2° andar).

. ILCA BARCELLOS - "Squatters" - (Sala Filatélica - Térreo).

. MARY DUTRA - "Se foi, tempo" - (Sala Bistrô - Térreo).

. FLÁVIA FERNANDES - "Táctil" - (Sala B - 2° andar).

. ISABELLA PEDRESCHI - "Reverbério" - (Sala Galeria de Arte - Térreo).

Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez - Tartaglia Arte.

Crítico de Arte: Ricardo Muniz de Ruiz (nas mostras de Mary Dutra e Isabella Pedreschi, é historiador e poeta, doutor em História Social pela UFRJ e professor de História e Sociologia).

Abertura: 31 de março de 2021, às 19h.

Período: de 31 de março a 16 de maio de 2021.

Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaboraí, 20 centro RJ.

Dias e horário: terça a sábado, das 12h às 19h.

Entrada franca.

Censura livre.

Concebido e organizado por Tartaglia Arte - www.tartagliaarte.org .

 

Texto: Paula Ramagem.

Fotos: Divulgação.