Documentário de Emílio Domingos sobre agências de
modelos nas periferias cariocas discute a representatividade dos negros no
mercado da moda.
O
documentário de longa-metragem Favela É Moda, vencedor do Prêmio de Melhor
Documentário pelo voto popular, no Festival do Rio 2019 e de Melhor Longa
Metragem do XIII Prêmio Pierre Verger, estreia dia 22 de janeiro, no canal
Curta! E no dia 23 de janeiro no Curta!On, novo clube de documentários do Now,
da Claro NET. A produção é da Espiral e Osmose Filmes.
Favela
É Moda é o terceiro filme da “trilogia do corpo”, iniciada em 2011, do
documentarista carioca Emilio Domingos, que lança um olhar sobre as
manifestações culturais e tendências comportamentais dos jovens das favelas
cariocas partindo de suas práticas corporais.
Se A Batalha do Passinho revelou novas danças e ritmos e Deixa na Régua
adentrou o mundo, então inexplorado das barbearias, onde são criados os cortes
de cabelo do morro – ambos premiados em edições anteriores do Festival do Rio
–, agora Favela É Moda aborda a luta por uma maior representatividade dos
jovens afrodescendentes no restrito, e ainda tão eurocêntrico, mercado da moda
no Brasil.
O
filme acompanha o surgimento de agências de modelos nas comunidades, empresas
que pensam a cultura da juventude como um negócio que reverta seu retorno
financeiro, de visibilidade e reconhecimento, a seus locais de origem. E mostra
tanto jovens que aspiram à carreira de modelo, como empresários que estão por
trás deste processo de enfrentamento. Caso de Júlio César da Silva Lima e
Clariza Rosa, sócios da agência JACARÉ É MODA, empreendedores populares que
demonstram sua força, na luta por representatividade e ascensão social para sua
comunidade.
A
narrativa do documentário segue o dia a dia dos jovens modelos, em sua árdua
batalha esbanjando talento, beleza, estilo e criatividade, únicos na luta
contra preconceitos e dificuldades de ordem financeira, social, familiar,
afetiva e psicológica. Em especial, a jornada heroica de Camila Reis e Caio
Guimarães.
Camila
é de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, e Caio Guimarães mora em
Cosmos, na Zona Oeste. Ela tem 28 anos, é professora por formação, estudante de
marketing e, atualmente, atua como consultora de vendas em uma renomada marca
italiana, em São Paulo. Já foi capa de revistas e cadernos de moda. Caio tem 22
anos, está no 3º ano do Ensino Médio e mora com a irmã, em um conjunto
habitacional. Caio é um exemplo dessa nova identidade juvenil contemporânea,
especialista em fotografias de selfie, para as suas redes sociais, produz seus
“photo shoots” arrojados nos mesmos cenários periféricos em que cresceu,
ressignificando lugares não visibilizados pela mídia tradicional, atribuindo a
eles um valor fashionista único e moderno.
Favela
É Moda faz uma imersão no cotidiano de jovens e adolescentes, das favelas
cariocas que, apesar da dura realidade em que vivem, ainda sonham com as
passarelas internacionais. O filme aborda temas como representatividade,
racismo, empreendedorismo, juventude e identidade cultural.
O
canal CURTA! Pode ser assistido nos canais 56 e 556 da Net e Claro TV, 75 da Oi
TV e 664 da Vivo TV, oferecido à la carte pela operadora. O CURTA!On está no
Now, da Claro Net.
Prêmios e Participação em Festivais:
Festival
Internacional do Rio de Janeiro 2019.
Prêmio
melhor filme documentário pelo voto popular.
Menção
Honrosa do Júri.
XIII
Prêmio Pierre Verger.
Melhor
longa metragem documentário.
24º
Fórum DocBH 2020.
Festival
de Cinema de Alter do Chão 2020.
Texto:
Daniella Cavalcanti.
Fotos:
Delphine Lawson & Divulgação.