Cristiane Magacho fala sobre a hidratação da laringe e de todo o trato vocal

 

Água é indispensável à vida e à saúde vocal.

 

Água é indispensável à vida. Ela compõe até 60% do corpo do homem e 50% do corpo da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos. Uma pessoa normal pode perder cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar.



Muitas pesquisas na área da ciência da voz demonstram que um tratamento vocal integrado para o profissional da voz deve incluir, impreterivelmente, o cuidado com a saúde vocal.

Segundo a fonoaudióloga Cristiane Magacho, "a mucosa que reveste as pregas vocais deve permanecer hidratada, a fim de que possa vibrar de maneira adequada, e para que o indivíduo tenha maior flexibilidade vocal. Isso é conseguido através da hidratação direta, por meio de nebulização com soro fisiológico, que não tem contraindicação".

Há, também, a hidratação sistêmica ou indireta, que consiste em ingerir no mínimo 8 copos de água, ao longo do dia, em pequenos goles, principalmente antes, durante e depois do uso profissional da voz, para que todo o organismo fique hidratado. Um dos pré-requisitos importantes para a alta performance muscular é a ingestão hídrica.

Quem acha que tem dificuldade em beber água, aqui vão três dicas: baixe algum aplicativo no celular para lembrar da ingestão de água. Outra dica importante é saborizá-la. Coloque algumas rodelas de limão ou fatias de maçã na jarra com água e coloque na geladeira. E a última dica, e não menos importante, é andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa. Assim, terá sempre oportunidade de se hidratar, ao longo do dia.



Dra. Cristiane Magacho é precursora mundial do estudo da dermatoglifia, desde 2013, quando ingressou no programa de Doutorado em Linguística da PUC-SP, é especialista em Voz pela CFFA e mestre em Ciência da Motricidade Humana, pela Universidade Castelo Branco. A dermatoglifia é o estudo científico das impressões digitais, pelo qual é possível analisar o potencial genético do indivíduo (velocidade, força, resistência e coordenação).

 

Instagram: @dracristianemagacho

 

Texto: Paula Ramagem.

Fotos: Divulgação.