Amigos na Praça entra na era virtual

Projeto estreia dia 15/01 no YouTube com contação de histórias, oficinas de arte e Sebinho.

“Era uma vez uma pracinha que era cercada de crianças e atividades por todos os lados. E aí veio a pandemia e ela ficou sem vida. Foi ficando triste, triste, até que decidiu mudar de vida. E levou sua alegria para a internet”. Essa poderia ser a história do projeto Amigos na Praça, que começou em 2004 com o nome de Sebinho nas Canelas, na Praça Pio XI. De lá para cá, o evento se transformou em um projeto de ocupação de praças públicas, com arte e contação de histórias, sem perder o foco no troca-troca de livros infantis. Depois de circular por praças e arenas culturais, do Rio de Janeiro, o projeto se adapta aos novos tempos e estreia dia 15 de janeiro, a partir das 16h, o programa Amigos na Praça Virtual, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc – Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.


A ideia é ser um canal direcionado a pais e mães, com programação cultural para entreter as crianças, especialmente, nestas férias da pandemia. “Sem dúvida, as crianças foram as mais prejudicadas durante a quarentena, pois perderam seu espaço de sociabilização. A proposta é levar a pracinha para o ambiente virtual, com atividades recreativas e brincadeiras, além de retomar a troca de livros”, explica a jornalista Chris Martins, idealizadora do projeto.

Ao todo, serão três programas, com 15 minutos de duração cada, divididos entre Sebinho, Oficina de arte com o Gato Mia e Contação de história, que será apresentada pelo próprio autor. A atualização será semanal, às sextas, às 16h, no canal Amigos na Praça, no YouTube.  Na estreia, dia 15, a arte-educadora Calu vai ensinar a fazer tinta natural, com legumes, café e tempero. A jovem arte-educadora, desde pequena, acompanha a mãe Andrea, nas oficinas do Gato Mia no Sebinho, na Praça Pio XI e hoje, é quem comanda as oficinas.  Fechando o programa, a história do livro “Um Pirata muito só”, de Denise Crispun, contada pela dupla Beto Brown e Elisa Crispun, irmão e filha da autora, que não pode estar presente.

Já o Sebinho vai abrir espaço para crianças, de 3 a 10 anos, fazerem o troca-troca. Para participar, basta gravar um vídeo com o nome e idade, mostrando e comentando o livro que deseja trocar. O vídeo - enviado pelos pais pelas redes sociais do Amigos na Praça (Instagram e Facebook) ou por e-mail amigosnapraca20@gmail.com –, será incluído na playlist Sebinho do Canal, no YouTube e a partir daí, vai começar a negociação. Quem se interessar por algum livro da playst deixa um comentário no post dizendo “eu quero”, que a equipe do Amigos na Praça fará a mediação da troca e a entrega.


- Vai ser um desafio levar o Sebinho para o ambiente virtual, mas vai ser bom continuar estimulando as crianças a lerem e praticarem o desapego – aposta Chris.

No segundo programa, dia 22 de janeiro, sexta-feira, a garotada vai se divertir com as aventuras de um cão curioso em “Procura-se Hugo”, contado pela autora Diléa Frate, que idealizou o programa infantil TV Piá. E na oficina, massinha caseira. “Esta receita é da massa precursora da slime”, afirma Calu. Na última sexta-feira de janeiro, dia 29, para fechar o projeto, a vibe será carnavalesca, com oficina de máscara de carnaval, além da apresentação da história “A Coitadinha”, com a escritora Angélica Lopes, que tem vários livros publicados, além de ser roteirista de programas como “A Escolinha do Professor Raimundo”.

Serviço: Amigos na Praça Virtual:

Local: Canal do Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCgF4gGtcMVYS9yiiyig30uQ .

Exibição: dias 15/01, 22/01 e 29/01 – a partir das 16h.

Para mais informações, basta seguir o Amigos na Praça, nas redes sociais do Facebook e Instagram.

Texto: Sheila Gomes.

Fotos: Divulgação & Fotos de acervo do projeto “Sebinho nas Canelas”, Praça Pio XI, no Jardim Botânico (Ano 2016).