O consumo é o pilar principal de um sistema econômico sadio; e sem nome limpo, esse consumo não existe de modo a assegurar o desenvolvimento. Todos os setores da economia são baseados no consumo, seja ele de produtos ou de serviços.
Encerramos o mês de Outubro com 12,2 milhões de desempregados no Brasil. É impressionante como todos esses números andam juntos. Volume de transações comerciais, desemprego e número de pessoas negativadas. O Grupo Recupera Brasil, empresa especializada em reabilitação de crédito, retoma este tema com recorrência nesse aspecto: É cada vez mais comum, empresas não empregarem pessoas com o nome negativado; prática ilegal, porém corriqueira e feita de forma velada. O trabalhador se vê num verdadeiro limbo financeiro. Tem a força de trabalho necessária e qualificada para alguma oportunidade, precisa trabalhar para voltar a ter renda e capacidade de pagamento, porém não é contratado pela negativação de seu CPF.
Temos que ter consciência da falta que faz manter pessoas economicamente ativas com plenas condições de exercer seu poder de consumo num país do tamanho do nosso. Nós sempre fomos um país totalmente carente de boas políticas que incentivem o consumo consciente, mas por outro lado, também sempre estivemos entre os primeiros nomes da lista dos países que possuem as maiores taxas de juros.