Monólogo "Autorretrato"

 projeto da Cia Ópera Prima Teatral em parceria com o Instituto Grupo de Ação.


O monólogo inédito “Autorretrato” conta o drama de um homem que busca a fruição artística, no exercício da sua vida profissional. Ele faz uma investigação profunda de temas como: necessidade de se alcançar sucesso e o reconhecimento a qualquer custo, vaidade, egoísmo, busca pela fama, em contraponto a sentimentos como culpa, medo e angústia, que acompanham o homem contemporâneo. O texto é potente e instigante, apresentando um humor inteligente e profundo, que toca em questões comuns a todo ser humano.



A cena conta a história de um médico, Dr. Reticências, médico plantonista que tem a dura missão de controlar seus pacientes psiquiátricos através de terapias tradicionais, contrariando as orientações recebidas, ele muda a terapia e o resultado é uma sessão de pintura, onde ele pinta seu próprio rosto.

No palco, este homem está preso a uma circunstância pitoresca: ele está desaparecendo, e parece não haver formas de interromper o processo. A partir deste momento, o personagem parte em uma retrospectiva mental de sua vida, buscando a compreensão daquele fenômeno. Com o pouco tempo que lhe resta, o personagem revive encontros, relembra sua trajetória, e reencontra o amor à arte.



Autorretrato é uma encenação sofisticada do ponto de vista estético, que usará elementos das artes plásticas e trilha sonora, visando levar o espectador para dentro da viagem do protagonista e compartilhando sua história. Queremos que o público experimente a jornada emocional desse personagem, um homem angustiado em busca de um acerto de contas com seu passado.



Essa jornada foi gravada, no dia 11 de setembro de 2020, às 10h, na Biblioteca Parque de Niterói, quando foram gravadas as imagens que serão transmitidas de forma on line, pelas redes e plataformas da Prefeitura de Niterói.

Este é um projeto da Cia Ópera Prima Teatral em parceria com o Instituto Grupo de Ação, Pesquisa e orientação a projetos sociais.




Texto: Carolina Loureiro.

Fotos: Divulgação.