Ironfisio fala sobre o aumento na procura por quiropraxia

 

Ironfisio fala sobre o aumento na procura por quiropraxia após a pandemia.


Em plena pandemia do novo coronavírus, as práticas integrativas, como a quiropraxia, podem ajudar a aliviar o cansaço e o estresse causado pela doença. Os problemas gerados têm sido tão grandes, não só pela doença em si, mas pelo isolamento social, que uma parcela considerável de pessoas vem apresentando uma série de complicações físicas, orgânicas, emocionais e mentais. A partir deste cenário preocupante, as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde  têm sido recomendadas como alternativas positivas de tratamento,  de forma complementar as terapias ministradas pela medicina convencional. 



Tais práticas estão, inclusive, no Plano de Ação Global, para 2030 e, comprovadamente, têm sido responsáveis pela melhora física e emocional, por uma melhor qualidade de vida e bem estar dos indivíduos, bem como na prevenção de doenças.

A quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia com foco na melhoria corporal de forma geral, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. A importância e procura por essas práticas durante a pandemia e isolamento social têm sido tão grande, que o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, junto com o ObservaPICs, lançou, em agosto, a Pesquisa "Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Covid-19", estudo nacional para avaliar e contabilizar o número de pessoas que já se utilizaram delas, durante este período.

A quiropraxia pode ajudar pessoas saudáveis a manter essa condição, ou seja, pode ser usada na prevenção em pessoas comuns e atletas, bem como  naquelas que estão com dor, de forma  única e precisa de alívio com ação direta na origem dessa dor. Segundo Amândio Besteiro, sócio e fisioterapeuta da Ironfisio, a procura pela quiropraxia cresceu após a pandemia, tanto para início quanto para a retomada de tratamento. 

A Ironfisio Fisioterapia Integrativa nasceu em Niterói, RJ,  um pouco antes da pandemia chegar ao Brasil, em 16 de janeiro de 2020, já com a missão de cuidar de dores e promover uma melhor qualidade de vida, pelas mãos de Amândio Besteiro, fisioterapeuta quiroprático e de Edil Vianna, fisioterapeuta esportivo. A Ironfisio trabalha de forma integrada com profissionais de diversas áreas de saúde, com o objetivo de alcançar o melhor resultado para o paciente, como um todo e não apenas no sintoma. A empresa tem muitos atletas em seu currículo.

 

Texto: Paula Ramagem.

Foto: Divulgação.