Marketing de influência pode ajudar a minimizar os impactos da crise

68% das empresas consideram o investimento estratégico para o seus negócios.

Com planos de retomada econômica sendo colocados em prática em diversos estados brasileiros, empresas de serviços considerados não essenciais puderam retornar às atividades e voltar a abrir as portas ao público, embora ainda sendo obrigadas a cumprir as séries de medidas específicas para os seus segmentos. Após pelo menos três meses de restrições no funcionamento e de instabilidade econômica, muitos empresários estão buscando se reinventar ou reforçar estratégias para superar a crise em seus negócios.


Neste cenário, o mercado do Marketing de Influência ganhou ainda mais força. Devido às recomendações de isolamento social, as pessoas acabaram passando mais tempo online e, consequentemente, consumindo mais conteúdo de marcas e influenciadores presentes nas plataformas digitais e demonstrando maior interesse em compras. É o que revela recente pesquisa da YOUPIX, maior consultoria de negócios para influência e entretenimento digital da América Latina.
Segundo o estudo, 68% das empresas consideram estratégico o Marketing de Influência para seu negócio. Isso se dá pelo fato de que essa modalidade de marketing se baseia na conscientização e na construção de confiança com o público. Dessa maneira, os criadores de conteúdo ou influenciadores digitais podem ser os maiores aliados das marcas na empreitada pelo reposicionamento e recuperação de seus negócios.
No início da crise, anunciantes dos mais variados setores, que já costumavam apostar nessa estratégia, tiveram de suspender ou adiar, momentaneamente, investimentos e campanhas com influenciadores, mas 78% das empresas consultadas na pesquisa já admitiam voltar aos padrões normais de investimento no setor, assim que a instabilidade abrandasse e o mercado desse sinais de retorno e manter a verba em marketing de influência.



A relação dos criadores de conteúdo digital com a audiência.

Capazes de atrair a atenção e cativar milhões de seguidores compartilhando suas rotinas e vivências nas redes sociais, os influenciadores digitais são acostumados a explorar oportunidades em cada mudança de cenário (ou de algoritmo). Através deles, as marcas podem encontrar respostas para a conexão com o consumidor.
Espontaneidade, talento, humor e beleza são alguns dos motivos que levam o público a acompanhar um influenciador digital, mas, neste momento de crise mundial, sobretudo, a credibilidade, a empatia e a transparência são cruciais para mantê-lo conectado e ainda mais próximo ao público que, confinado em casa, procura escapar, virtualmente, de sua rotina, recuperar a motivação ou desfrutar de alguma companhia e amenizar o tédio durante a pandemia. Marcas e influenciadores tiveram que se adaptar e focar sua criatividade, não na conversão e nas vendas diretas, mas na produção de conteúdos com valor agregado, buscando alinhar seus valores com os da comunidade.


Direta ou indiretamente, em situações de comoção pública, como a da pandemia, o público acaba exigindo mais atenção e o posicionamento dos influencers que acompanham. Dessa forma, aqueles que produzem conteúdo nas redes sentem a necessidade cada vez maior da consciência coletiva e de usar seus espaços para trazer à tona temas que envolvem a vida, os problemas e os dilemas do seu público, bem como de buscar ajudá-lo com as ferramentas e a visibilidade que possuem.

Texto: Maiara Matos.
Fotos: Divulgação.