Roda-Hans e dia estadual de Combate à Hanseníase

Roda-Hans chega ao Rio de Janeiro


5 de agosto o Dia Estadual de Combate à Hanseníase e é também o dia em que chega ao Estado do Rio a carreta da saúde do projeto Roda-Hans. O veículo itinerante que contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais fará a primeira parada, de dois dias, em Irajá, na Zona Norte da Capital, seguindo depois para outros municípios fluminenses.

Além de Irajá (Rua do Encantamento, equina com Av. Monsenhor Félix, perto da saída do metrô) nos dias 5 e 6 de agosto, o Roda-Hans estará no dia 7 em Nova Iguaçu; no dia 9, em Belford Roxo; e, no dia 10, em Magé. Na segunda semana, a carreta segue para Mesquita (12 e 13), São Gonçalo (14 e 15) e Rio Bonito (16); e, na terceira semana, em Itaboraí (19 e 20) e São Pedro D’Aldeia (21, 22 e 23). 

Na quarta semana, o Roda-Hans estará em Campos dos Goytacazes (26, 27 e 28) e Macaé (29 e 30). Já em setembro, será a vez de Itaperuna (2, 3 e 4), Santo Antônio de Pádua (5 e 6), Nova Friburgo (9, 10 e 11), Cordeiro (12 e 13), Vassouras (16, 17 e 18), Resende (19 e 20), Volta Redonda (23 e 24) e Angra dos Reis (25, 26 e 27).

O Roda-Hans é um projeto do Ministério da Saúde iniciado em 2018, com apoio das coordenações estadual e municipais do Programa de Hanseníase e de instituições parceiras como a Novartis Brasil, a Dahw Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e as regionais (SBD-RJ e SBD-FL), além de especialistas em hanseníase e do Movimento de Reabilitação de pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN). 

O objetivo do projeto é, além de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais da Atenção Primária (AP) para diagnosticar e tratar clinicamente a hanseníase. Essa capacitação - e interface com a AP - terá sua segunda edição em 2019, no entanto, a carreta já percorre o país durante as campanhas há 10 anos. 

Desta vez, o Roda-Hans fará um roteiro de oito semanas por cidades fluminenses, promovendo educação em saúde à população e capacitação aos profissionais locais. Outro objetivo é deixar um legado na rede de Atenção Primária à Saúde destes municípios, tendo como foco a descentralização e ampliação do cuidado às pessoas diagnosticadas com hanseníase.

- O Roda-Hans é um projeto que mobiliza a sociedade, gestores, especialistas e os profissionais da Atenção Primária, contribuindo com a capacitação nos municípios por onde passa, que é feita em dois tempos: o primeiro, a parte teórica, realizado antes da carreta chegar ao município. O segundo é a parte prática, realizada dentro da carreta - explica a coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD-RJ, Dra. Maria Kátia Gomes, professora adjunta e chefe do Departamento de Medicina em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Para entrevistas com a especialista, entrar em contato pelo telefone (21) 99236-6458.

-----------------------------------------------------------------
DZT News

Roda-Hans e dia estadual de Combate à Hanseníase
Rio de Janeiro | RJ | Brasil

-----------------------------------------------------------------
DZT News
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Divulgação
Texto: Ascom SBD - RJ
Postagem: Equipe DZT News
Atualização: 03/08/2019