Anima Mundi chega com tradução de Libras para surdos

O Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo, chega a sua 27ª edição. A programação, que acontece de 17 a 21 de julho no Rio de Janeiro, e de 24 a 28 de julho, em São Paulo, contará com mais de 300 filmes de mais de 40 países, cerca de 30 com tradução em Libras, closed caption e audidescrição, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil, mostrando o vigor e a criatividade do crescente mercado de animação no país.


O evento conta com a parceria de uma empresa especializada em acessibilidade em recursos audiovisuais, a All Dubbing, responsável também pela tradução simultânea em Libras nas cerimônias de abertura e encerramento do evento.

A oferta da tradução para Libras em eventos é obrigatória por lei desde 2015. Segundo o último censo do IBGE, 25 milhões de brasileiros (quase 15% da população) possui algum tipo de deficiência. “Não importa o tipo de necessidade que a pessoa tenha, ela precisa ter esse acesso disponível em sua vida cotidiana. Garantir a acessibilidade é fundamental por se tratar de uma questão de cidadania”, diz Ana Lúcia, Diretora da All Dubbing.

No Rio de Janeiro, cerca de 30 curtas relacionados aos projetos de acessibilidade estarão nas sessões Olho Neles 1 (“O Incrível Gigango”, “Guacalove”, “Hornzz”, “A corda, acorda”, “Egrégora”, “Catireiros”, “Lazaruz”, “Quando a Chuva Vem?”, “Helena Helena”, “Armadilha”, “A pílula e Vai Ver”); e nas sessões Curtas Infantis (“Giraffe”, “Matilda”, “Gildo – Boas Maneiras”, “Billie”, “Le Reve de Sam”, “Cat Lake City”, “Le Tigre Sans Rayure”, “Na Minha Banheira Sou Capitão”, “Elefant”, “Cupcake e Dino Serviços Gerais”). As sessões acontecem em diferentes salas, entre elas CCBB, Estação Botafogo, Itaú Cultural e Belas Artes.

Haverá ainda, na programação do Anima Mundi 2019, duas palestras sobre “A Importância da Acessibilidade no Audiovisual”, com os especialistas Ana Lúcia Motta, Patrícia Saiago, Ricardo Boareto e Leonardo Dias. No Rio, no dia 17/07, às 15h30, no Centro Cultural do Banco do Brasil CCBB – RJ, na rua Primeiro de Março, n. 66, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Em São Paulo, no dia 26/07, às 11h30, no Itaú Cultural, na Av. Paulista, n. 149, Bela Vista, São Paulo/SP. A entrada é gratuita.

Segundo a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, desde o dia 17 de junho deste ano, 15% das salas de cinema dos maiores grupos exibidores do país passaram a ter a obrigação de possuir esses equipamentos. São 23 estados, 57 cidades e 94 complexos com acessibilidade. Até setembro, 35% das salas dos grandes complexos e 30% das salas dos grupos menores deverão ter os equipamentos. Até janeiro de 2020, 100% dos cinemas serão acessíveis. 

A animação mais inclusiva e inovadora receberá um prêmio com acessibilidade completa para dois projetos curtas no Rio de Janeiro e um longa em São Paulo. A premiação é oferecida pela Alldubbing ao Festival e será entregue no encerramento.

Nesta edição do Anima Mundi, 186 filmes participam das mostras competitivas: Curtas (79 filmes), Curtas-metragens documentário (6), Curtas infantis (33), Galeria (19 filmes experimentais), Portfólio (26 filmes publicitários ou feitos sob encomenda), Longa- metragem (4), Longa-metragem infantil (4) e Realidade virtual (15). Os filmes trazem a infinidade de técnicas que compõem o universo da animação e discutem desde questões existenciais – como o amor e a morte; sociais – como a violência, o racismo, o abuso infantil – e contemporâneas, como a conectividade e questões de gênero.

Já nas mostras não-competitivas 116 filmes serão distribuídos entre as mostras: Panorama Internacional (27 curtas internacionais que apresentam diversas tendências dentro da animação), Animação em Curso (36 trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (24 curtas nacionais que merecem atenção) e Futuro Animador (29 filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas).

Na programação infantil, curtas e longas vão discutir a superação dos medos, a importância de se fazer escolhas e ser você mesmo, desenvolvimento sexual, amizade e poluição. Oficinas de massinha e zootrópio também fazem parte da programação, além da exibição especial de " Playmobil - O Filme&quot, de Lino DiSalvo, que já trabalhou em animações de sucesso como “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Enrolados”. Exibido no Annecy, maior festival de animação do mundo, o longa leva pela primeira vez para as telonas o universo dos famosos bonecos.

A programação inclui ainda as oficinas do Estúdio Aberto e o Papo Animado, que este ano conta com a presença de Fernando Miller, diretor de " Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água" e " Furico e Fiofó&quot, que se inspira no universo Tom e Jerry e animações da década de 1920.

Quem tiver um projeto de animação original poderá participar de um laboratório intensivo de séries e concorrer a uma consultoria da Boutique Filmes. Já o Anima Fórum, que esse ano será sediado em São Paulo, apresenta uma programação voltada ao fomento, profissionalização e internacionalização do mercado de animação. O festival contará também com os painéis séries brasileiras e animação infantil e infanto-juvenil nas plataformas digitais: “A formação de um animador no Brasil”, “Educação e animação”, “Festivais de Cinema como agentes estruturantes de mercado” e “Acessibilidade no audiovisual”. Mais detalhes dessas programações serão divulgados em breve.

Serviço:
Evento: 27º Anima Mundi;
Rio de Janeiro: 17 a 21 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 - Centro) e Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo);
São Paulo: 24 a 28 de julho, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 - Bela Vista), Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423 - Consolação), IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 - Consolação) e Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana).

Há atividades gratuitas e outras pagas com ingressos entre R$ 10 e R$ 18.
A seleção de filmes e a programação completa ficarão disponíveis no site do festival.
Mais informações: www.animamundi.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Anna Luiza Muller
Julia Moura
Marcos Nahmias.

-----------------------------------------------------------------
DZT News

Anima Mundi chega com tradução de Libras para surdos
RJ e SP | Brasil

-----------------------------------------------------------------
DZT News
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Divulgação
Enviado por: Clilton Paz
Postagem: Equipe DZT News
Atualização: 19/07/2019