Por que o teste do pezinho no Brasil é um dos piores no mundo?
Você sabia que o teste do pezinho no Brasil é um dos piores do mundo? Isso precisa mudar. No Brasil o teste do pezinho feito pelo SUS só mostra 6 doenças genéticas que causam deficiência. Na Costa Rica, no Uruguai, nos EUA, em Portugal e em vários países, o teste público mostra mais de 20 doenças. Se a criança não começa o tratamento imediatamente fica com sequela. Pode afetar a parte intelectual, motora e levar até a cegueira.
As doenças que o teste do pezinho revela são graves. Quase sempre com lesão cerebral, ou seja, o bebê perde neurônio. Foi o que aconteceu com o Theo, filho da jornalista da Globo Minas Larissa Carvalho. Ele tem 4 anos e é vítima do ineficiente teste do pezinho que o SUS oferece.
Theo tem acidúria glutárica, ou seja, ele não consegue metabolizar proteínas. Se o teste do pezinho que ele fez ao nascer tivesse detectado a doença hoje ele poderia se outra criança. Quando ele nasceu a mãe achou que estava tudo bem foi. Amamentou normalmente e com 4 meses ofereceu papinhas com carne, ovo e etc, sem saber que aos poucos estava matando os neurônios do Theo. Ela só descobriu a doença com quase dois anos. Já era tarde demais. Theo já tinha ingerido muita proteína e perdeu muitos neurônios. Hoje não senta, não anda e não fala.
Pra evitar que outros Theos tenham o mesmo destino - uma cadeira de rodas, a ONG Vidas Raras está fazendo campanha para ampliar o teste do pezinho no Brasil. Pra isso, precisa de 1 milhão de assinaturas pra virar lei. Vamos assinar?
Fonte: pezinhonofuturo.com.br
Mais informações - Cláudia Romero
Contato: (21) 98252-7749
Canal: www.youtube.com/comcria
-----------------------------------------------------------------
DZT News
Teste do pezinho ampliado
Brasil
-----------------------------------------------------------------
DZT News
-----------------------------------------------------------------
Postagem: Equipe DZT News
Atualização: 28/06/2019
Atualização: 28/06/2019