Como e porque escolher a carreira de coaching


A profissão “Coaching” surgiu de forma primitiva em 1850, como conceito para um treinador geral para testes mentais e físicos. Porém, passou a ser mencionado cada vez com uma perspectiva diferente associada à habilidade de gerenciamento de pessoas. Pois, além de treinar pessoas para procurarem a melhor versão de si mesmas, atende a demanda do público geral que procura o autoconhecimento e o seu desenvolvimento interno para, assim, agregar em uma vida mais saudável e organizacional, no seu dia a dia profissional e pessoal.

A Psicóloga Positiva e Coaching Franciane Peterle nos mostra como o papel da profissão foi importante na sua vida, antes mesmo da sua formação - “quando jogava vôlei pela seleção brasileira juvenil, trabalhava diretamente com inteligência emocional, controle de inseguranças, entre outros tópicos que me fizeram tornar uma profissional melhor e mais segura de todos os tópicos do meu dia a dia, sempre me desenvolvendo”.

Vale destacar que as duas profissões, muitas vezes, vem sendo confundidas e entrelaçadas por conta que, dentro da própria psicologia existir a psicoterapia que auxilia o indivíduo a procurar o autoconhecimento, resolver conflitos internos e fazer uma análise comportamental para superar e se prevenir sobre as situações difíceis. Porém, com essa abordagem se trata o passado do paciente a fim de identificar traços da personalidade e momentos atuais.


Já, o coaching valoriza as competências individuais que cada um tem e que adquiriu, até o momento atual para o desenvolvimento pessoal e profissional, o que se mostra como um grande investimento para as pessoas, e é muito procurado por empresas que têm investido para a melhora da sua equipe. Porém, o coaching não possui caráter clínico e nem é indicado para o tratamento de transtornos psicológicos ou psiquiátricos.

O que nos mostra que uma complementa a outra, já que tem diferenças bem distintas. Enquanto uma procura resgatar o passado, lembranças e fases da vida para a melhora pessoal e psicológica, a outra analisa o presente e as qualidades adquiridas para melhorar o desenvolvimento pessoal, onde as duas se cruzam visando um futuro de melhor aproveitamento.

Franciane também complementa como foi escolher ambas as profissões, “acredito que ambas as profissões, psicologia e o coaching, aliadas, formam grandes profissionais que conseguem analisar todas as etapas da vida de uma pessoa, e a ajuda a superar traumas e a atingir os seus objetivos. Por isso, é a escolha certa para quem tem como ideologia o contato com pessoas e a evolução geral”.

Uma das ramificações das profissões de maior procura recentemente é o coaching profissional, empresarial e financeiro, onde os treinamentos usam metodologias para fortalecer e aprimorar empresas, e fazê-las crescerem no mercado com a identificação de pontos fortes e diferenciais a serem apresentados ao público, que desde 2017 apresentou 79% há mais de procura por profissionais na área.

A Psicóloga Positiva e Master Coach encerra, falando como se sente gratificada em estar na profissão, há tantos anos, a ponto de ser reconhecida na área como um referencial em treinamentos diversos e ser dona do método inovador, Coaching 5 Estrelas que visa o treinamento à longa distância em grupo, concluindo “acredito que todo mundo tem que fazer aquilo que ama, não importa se já está em uma outra área, sempre siga seus sonhos. Às vezes, acreditamos que não somos capazes, mas a força que procuramos para seguir em frente está dentro de nós mesmos”.


-----------------------------------------------------------------
DZT News

Como e porque escolher a carreira de coaching
Brasil

-----------------------------------------------------------------
DZT News
-----------------------------------------------------------------

Fotos: Anyelle Alves
Texto: Anyelle Alves
Enviado por: Clilton Paz
Postagem: Equipe DZT News
Atualização: 14/06/2019